Então é Natal e o que sua empresa fez?

A pergunta pode parecer boba e cafona, mas este é o melhor momento de reflexão para uma empresa. Temos o costume de levar as datas de final de ano e todas as tradições de uma maneira muito pessoal, mas as últimas semanas antes do recesso podem trazer reflexões assertivas para um bom empresário.

Em dezembro é possível avaliar a sua empresa separando seu desempenho por mês, trimestre, semestre e anual. Quando falamos em avaliação não nos referimos apenas a verificar números financeiros, que são extremamente importantes, mas também a sua equipe, atendimento, os serviços prestados, produtos e etc.

Todos têm ciência de que 2021 foi um ano um tanto atípico e é importante levar isso em conta na hora de fazer uma retrospectiva. Se os negócios estavam em uma crescente e estagnou ou até deu alguns passos para trás em 2021, isso pode estar dentro do esperado. Tudo vai depender de qual é a área de trabalho em questão, o quanto esse nicho de mercado cresceu e como seus concorrentes se desempenharam. Mesmo que diversas empresas tenham fechado em 2021, outras viram seus números decolarem de maneira estratosférica. Algumas apenas pelo nicho de mercado em que se encontram, outras por terem excelentes líderes a sua frente tomando as decisões.

Muitas das avaliações sobre o ano serão opiniões da sua equipe, elas são muito importantes para se criar filtros de como está o clima entre os funcionários. Costumamos salientar que um ambiente de trabalho saudável, com funcionários que se sintam bem em estar ali refletem esse sentimento para com os clientes. No Brasil, a maior parte dos consumidores costuma optar pelo melhor atendimento e não o melhor produto, o que é uma discussão longa para outro momento. Se o seu cliente fechou negócio e gostou da experiência, ele irá lhe recomendar a outras pessoas e todos conhecemos o poder do marketing boca-a-boca, seja pela via pessoal ou digital. O final do ano pode representar uma oportunidade de angariar avaliações e filtrar tudo que for relevante para aprender e melhorar.

Já para as decisões que envolvem números como os campos financeiro ou da contabilidade, fica mais simples ver o desempenho da empresa. Simples se os setores em questão estiverem devidamente organizados, caso contrário, talvez esteja aí uma das resoluções de ano novo para o negócio. Quem possuí ambos os setores com os números devidamente corretos, pode sentar e avaliar o desempenho da empresa para estudar em que pontos houveram acertos e onde houveram erros. Todas as oportunidades identificadas como positivas traçarão as retas para serem seguidas no ano de 2022, seja um novo investimento que se provou rentável até a economia de optar por um regime tributário mais simples. Geralmente é nessa parte que muitas empresas encontram seus maiores buracos.

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo e por isso é de extrema importância ter um setor de contabilidade competente e organizado, capaz de criar um planejamento que permita a empresa usufruir das menores tributações dentro da conformidade da lei. Falamos sobre planejamento tributário em nosso post anterior que você confere neste link. Com as avaliações em mãos, é possível saber em que áreas a empresa precisar enxugar gastos quando possível. Neste caso, a Solider Consultoria Contábil pode te ajudar. Não somente realizamos um planejamento tributário minucioso como também podemos avaliar os possíveis ganhos por projeto a ser executado. Dessa forma garantimos que nossos clientes possam aproveitar o melhor dentro da contabilidade, sem dores de cabeça ou surpresas inesperadas. Então, essa é nossa reflexão para o final do ano, o que a sua empresa fez? Gostaríamos de saber sua resposta nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: