Um dos setores que mais tem sofrido alterações mensais no custo de seu material de trabalho durante a pandemia é a Construção Civil. No mês de agosto o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) avançou somente 0,90%, o que é quase a metade do mês de julho.
Isso significa que devo me preocupar?
Não necessariamente, pois durante os 12 meses anteriores, vimos um crescimento quase constante da Construção Civil por todo o país. A pequena desaceleração é devida ao aumento sofrido nos custos que passaram de R$ 1.448,78 em julho para R$ 1.463,11 em agosto. Se olharmos os números atuais em relação a agosto do ano passado, veremos que ainda houve crescimento no setor. No mesmo período de 2020 o Índice Nacional da Construção Civil alcançou 0,88%.
De acordo com Augusto Oliveira, o gerente do Sinapi, estes valores são a média nacional, já que de região para região temos alterações devido aos impostos estaduais. Acredita-se que por passarem mais tempo em casa, as pessoas passaram a dar maior prioridade a reformas e construções. Ter o seu cantinho especial quando todos são obrigados a ficar em casa, se tornou uma prioridade. Muitos decidiram colocar em prática aquela reforma que foi postergada e outros precisaram fazer mudanças, de uma forma ou de outra o setor da Construção Civil foi um dos mais procurados durante este período. Com o reaquecimento da economia do país com os números da Covid diminuindo, espera-se que a aquisição por ovos imóveis retome força em breve.
A maior questão de todas é que o país enfrenta uma crise econômica e mais do que nunca é necessário analisar com extremo cuidado todo e qualquer empreendimento. Mesmo num cenário tão instável é possível fazer planos? Sim, tudo que você precisa é analisar e planejar com calma. A Solider Consultoria faz um trabalho único de avaliação e gestão de projetos individuais, ou seja, mostramos para você qual o risco e o ganho que o seu empreendimento pode gerar. Quer saber mais sobre este modelo de trabalho? Deixe seu contato nos comentários ou nos envie um e-mail: contato@soliderconsultoria.com.br
Fontes:
https://www.caixa.gov.br/poder-publico/modernizacao-gestao/sinapi/Paginas/default.aspx
Um comentário em “O aumento de preço na construção e a queda da procura, devo me preocupar?”