Existe semelhança entre um atleta e um empresário?

Em época de jogos olímpicos, onde todos passam a se iterar mais de tudo que ocorre no esporte, dentro e fora das quadras, será que há semelhanças entre o caminho trilhado por uma empresa e por um atleta em direção ao sucesso?

A resposta é sim, não é à toa que muitos técnicos em várias modalidades, assim como empreendedores mantém o livro A Arte da Guerra embaixo do braço. Um guia estratégico sobre conhecer a si mesmo e o inimigo pode ser aplicado aos competidores olímpicos e a concorrência no mercado.

O caminho traçado pela maioria dos esportistas no Brasil em direção ao pódio é extremamente similar ao dos empresários e empresárias. Isso porque a superação de dificuldades é o tema em comum desta jornada, já que a maioria dos empreendedores brasileiros vêm de origens mais humildes.

O compromisso de um atleta com seus patrocinadores está em trazer resultados em competições de alto nível, assim como os empresários em levar bons resultados aos sócios e investidores. E é justamente a busca por resultados melhores que os levam a quebrar recordes e avançar rumo a pódios ainda mais altos. Metas são traçadas e cuidadosamente alcançadas com estratégias que exigem paciência, comprometimento e esforço diário, exatamente como você e sua empresa. Por mais que tenhamos um plano minuciosamente calculado, acidentes acontecem e é para isso que levantamos e tentamos de novo e de novo e mais uma vez.

Resiliência é a palavra chave para a maioria dos atletas e empresários, justamente por isso não é difícil encontrar histórias que parecem dignas de filmes. Se você observar as entrevistas dos competidores nas olímpiadas, irá perceber que todos agradecem de forma similar: o apoio da família, da equipe e o esforço diário de nunca desistir.

A pandemia trouxe consigo muitas portas fechadas e mais do que nunca, você foi testado e não foi fácil superar. Se caso a sua empresa não tenha conseguido sobreviver a pandemia, não é por isso que você tem que desistir do seu sonho. Sente, planeje, forme uma equipe preparada, encontre apoio e retome seu caminho, assim como diversos atletas o fizeram após acidentes, contusões, ossos quebrados e ligamentos rompidos. Persistência e paciência são características de atletas de alto padrão, faça delas as suas também.

E caso você queira uma ajuda técnica, saiba que pode contar conosco para planejarmos juntos o próximo passo da sua empresa, basta nos enviar uma mensagem: contato@soliderconsultoria.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: